O que fazer na volta às aulas da Educação Infantil? A pergunta que não quer calar…
Já falei aqui sobre algumas atividades que podem ser desenvolvidas em casa com as crianças nesse período de férias, https://julianasoaresescritora.com.br/criancas-em-casa-5-dicas-do-que-fazer/ hoje quero me dirigir aos meus colegas professores da Educação Infantil. A volta às aulas é sempre um período de muita expectativa para as crianças, as famílias, para a escola e claro para os professores, como professora sei bem o que é isso.
Para as crianças essa volta significa reencontrar os colegas, descobrir quem vai ser a professora ou professor, querer usar todo material escolar que comprou, mostrar para os colegas, etc. Para os professores a volta significa planejamento, reuniões, preparar materiais, aulas, vivências, ou seja, voltar para a rotina de sala de aula.
E, quando o professor recebe a turma que ele vai ensinar, vem logo uma pergunta em mente: O que fazer na volta às aulas na minha turma? É exatamente isso que penso agora. Para tentar ajudar você que é professor e assim como eu também está se organizando, logo logo estará retornando as aulas e quer começar o ano letivo de um jeito interessante, deixo aqui nesse post algumas sugestões de atividades.
Todas essas sugestões estão fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil, a partir dos direitos de aprendizagem e dos campos de experiência. Para aprofundamento acesse a base nesse link http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
Então, vamos lá!
1- Rodas de conversa:
Sim! Essa é uma atividade que tem que ter na volta às aulas e não somente nesse período, mas durante todo ano letivo. A conversa é muito importante para estabelecer uma relação de diálogo, respeito e interação entre professor – aluno, adulto- criança. Pois, como diz o dito popular “é conversando que se entende”. Converse com as crianças, pergunte sobre elas: o que gostam, o que fizeram? enfim… Se interesse pelo que elas têm a dizer e deixe que elas falem à vontade. É importante ter autonomia na expressão.
Sim e não esqueça: Exercite a escuta ativa. Afinal de contas, pouco vale: ouvir por ouvir!
2-Brincadeiras:
Brincar é algo muito importante para as crianças. Através da brincadeira elas aprendem, interagem, se desenvolvem. Em sala de aula, promova momentos de brincadeira, que pode ser o brincar livre, como o próprio nome sugere é aquela brincadeira em que não há intervenção ou direcionamento do professor, é em si o momento da criança.
Há também as brincadeiras direcionadas, e aqui temos muitos exemplos de brincadeiras populares que nunca saem de moda e que as crianças amam: vivo morto, dança das cadeiras, mestre mandou, pega pega, e muitas outras que eu tenho certeza que você conhece.
3- Músicas:
Outra vivência muito boa e que tem inúmeros benefícios não só para as crianças, mas para todos nós, é a música. Para as crianças ela colabora com a comunicação, expressão corporal e socialização, memória, e diverte!
Por isso, crie em sua sala de aula momentos com música. Cante com as crianças, leve músicas para ouvir, dançar, cantar com elas, se você toca algum instrumento, melhor ainda, aproveite essa habilidade e leve para sala, faça um momento musical bem divertido, deixe eles conhecerem o instrumento, pegarem, tocarem também.
Conselho: insira na sua rotina diária de sala de aula, no seu planejamento momentos com música. Vale a pena, eles são lúdicos e divertidos.
4-Atividades manuais:
São vivências significativas para o desenvolvimento motor das crianças, do tônus muscular, da coordenação motora fina e grossa, etc. pois muito antes mesmo delas começarem a pegar no lápis, elas necessitam desenvolver habilidades que irão contribuir muito com o seu desenvolvimento.
Aqui vale: modelagem através do uso de massinha de modelar, ou a fabricação da própria massinha; recorte e colagem de papéis , revistas; pinturas utilizando diferentes elementos e texturas como: o dedo, esponjas e pincéis.
5-Leitura de histórias:
Eita, agora falou a minha língua! Essa aqui não pode faltar de forma alguma, as histórias. Muitas das histórias que conhecemos hoje, foram contadas na infância, por alguém, seja professora, mãe, avó, etc. E se ainda hoje nós lembramos delas é porque são importantes. Elas serviram e servem de repertório cultural na nossa vida. Da mesma forma somos nós professores, as histórias que contamos ou lemos não importa, farão parte da vida e do repertório cultural dos nossos alunos. E aqui deixo uma pergunta: que história você está contando aos seus alunos?
Pense um pouco e reflita sobre isso, enquanto isso deixo algumas sugestões de como criar momentos de leitura em sala.
a)Escolha um bom livro para ser lido ou uma história para ser contada (vale aquela adequada à idade, ao interesse da criança).
b) Leia antes em casa, estude, conheça a história;
c) use elementos da narrativa, caso você precise e queira.
d) Pronto, tá feito agora é só levar para sala criar um momento bem legal, e se divertir!
Legal né? Então, agora que você já sabe o que fazer na sua sala de aula nessa volta. É só se organizar, planejar e respirar fundo para fazer mais um ano letivo incrível! Vamos nessa?
Sucesso para nós nesse ano letivo!!!!
Adorei cada dicas você arrasa
Eitaaa! Que bom que gostou! Fico muito feliz! Vai ter mais post assim. E obrigada pelo comentário.